O conhecimento da língua inglesa tem um impacto muito importante nas vidas de quem fala esse idioma. Estima-se que os que falam inglês como segunda língua tem uma remuneração até 80% superior aos que não o fazem. Também para a carreira académica, esta habilidade é muito valorizada, já que o inglês é considerada a língua franca para as publicações internacionais de todas as áreas.
Além disso, tem acesso aos recursos internacionais à disposição na internet, como inúmeras páginas eletrónicas, canais de televisão, filmes e livros estão na sua grande maioria apenas disponíveis para quem fala inglês.
Se tiver terminado o nível intermediário, os estudantes poderão preparar-se para FCE - First Certificate in English, e os de nível avançado poderão fazer o preparatório para o CAE - Certificate of Advanced English, ambos conferidos pela University of Cambridge/ESOL. Estes certificados são reconhecidos mundialmente, inclusivamente pelo Ministério da Educação de Portugal e pela União Europeia, como referências do conhecimento da língua inglesa.